15 - O Mal Urbano IV - (Religião)

quinta-feira, 16 de agosto de 2007



“Ore e consiga um bom emprego”

Tem frase melhor para começar um artigo de O Mal Urbano sobre religião? Meio difícil de dizer. O que venho expor hoje encaixa tudo nesta pequena frase. Alienação por causa de uma crença é um dos principais fatores do mal urbano.
A religião trouxe uma “cegueira” muito grande para a população, um comodismo... Retratando a crença da idade média onde tudo era por causa de “Deus”, como se ele fosse o grande controlador do mundo. A igreja que se uma pessoa é pobre não é por culpa do sistema, mas sim pq “Deus” quis que ele fosse assim, explicando assim a diferença de poderes entre os nobres e os camponeses e hoje vimos o mesmo “absurdo” se repetir, pessoas guiadas para não ter ambição, para ficar sempre naquela mesma vida medíocre, sem manifestos e sem contradições, para obedecer sempre uma voz, sem questionar sem nada como mulas numa carroça.
“Rezar para conseguir um emprego melhor”; “orar para que o seu marido volte para casa”; “pagar o dizimo para que mantenha um lugar bom no céu”, quem nunca escutou uma expressão dessa? As pessoas acabam tirando o problema do mundo social para o mundo “divino”, como se para você passar numa prova de vestibular fosse só rezar uns três terços e pronto, a resposta de todas questões iriam vir em sua cabeça, como se você fosse a igreja de segunda a segunda para que o seu currículo ganhe uma graduação.
Enfim estes males são tudo que a igreja e o Estado querem, para a igreja sempre mais fies e com isso mais dízimos e para o Estado uma população que não briga por seus direitos, não briga pq acha que “Deus” irá fazer o papel dos políticos.
obs: Não generalizo todas as ceitas religiosas

11 comentários:

thamiresmedeiros.b disse...

Oq vemos nas igrejas é um retrato de toda a populaçao no geral. Nao quer dizer q os q frequentam igrejas sao mais ou menos alienados do q aqueles q nao sao fieis
Oq vem acontecendo nas igrejas, é triste, instituicao q deveria incentivar o progresso de seus membros, em todos os sentidos mas principalmente intelectualmente, vem deixando isso de lado, nao so isso mas os principios basicos do cristianismo (me refiro apenas a igrejas cristas), ate a bibilia vem sendo deixada de lado, a biblia... depois disso oq vem mais?


Ainda acredito em igrejas q tenham o objetivo de ajudar as pessoas a serem melhores, pode ser q seja raro mais ainda existe, e q se salve esse pouco, pouquissimo resto! e q esse resto se levante numa nova reforma protestante! =D é serio! pq ta precisando, a situaçao ta critica.
Logo apos a reforma, algumas denominaçoes protestantes foram implantadas com um objetivo: evangelizaçao, educaçao e saude.

pode-se ver q o objetivo inicial nao era alienar ninguem...
nao e atoa q lutero começou tudo isso cansado da repreçao catolica, e da alienaçao imposta pela msm.


chega de escrever, se nao, eu nao paro.

é noiiissss

te amo josh
vc sabe

bjus bjus bjus

Priscila Xavier disse...

Hoje em dia tudo é manipulação, sempre tem um que aceita ser manipulado...
Não tenho religião e costumo não discutir isso também. Mas isso é um assunto que revolta mesmo.
Principalmente qd dizem q 'vc é o errado por num seguir o caminho de Deus'.
Tenho exemplos na minha familia, pessoas q frequentam a igreja mas que não gostam de certos padrões q ela exije, e acho q assim q deve ser...

Thamires disse...

Eu, sou católica.
Mas não por acreditar piamente no que a igreja diz. Sempre manipula e manipulou as pessoas.

É óóóbvio que o objetivo inicial nunca foi alienar ninguém. A religião existe sim pra tornar as pessoas melhores. O que acarretou isso foi a política, a necessidade de dominação de alguns. Uma das maiores provas disso foi a Santa Inquisição, a perseguição às "bruxas" [numa tentativa ridícula de fazer as pessoas acreditarem que eram pessoas "más" ou "satânicas", com o único intuito de matar mulheres e mais mulheres]. Fora o preconceito com os gays, a abominação ao aborto, a idiotice com que falam que "usar camisinha é pecado", os taaantos padres pedófilos, e a ETERNA maneira com que eles subjulgam as mulheres.

Quem escreveu a Bíblia? Foram os homens. Eu acredito que muitas coisas foram mudadas, e imposições foram feitas [essas sim, pra alienar e guiar o povo como um bando de carneirinhos fazendo tudo o que a Igreja/Estado quer].

O que me faz continuar acreditando e frequentando a Igreja Católica, É a crença APENAS numa força superior. Seja ele Jesus, ou Deus, ou qualquer nome, não interessa.
É o que me faz sentir bem, segura, que sempre me livra de situações difíceis, e que me faz sentir Sua presença.

"Filtrando" o que eu escuto na Igreja, vou levando meu espírito e fazendo com que ele permaneça leve.



Nossa, acho q escrevi demais. :D

Beeeeeijo, xuxu.
Amo mais que um monte de coisa. ^^

Thamires disse...

p.s.: só pra não ter confusão de nomes, o último comentário foi meeeeeeeu, tá?

[será q dá pra me "reconhecer"?]
hahahahah :D

Beeeijo na alma.
Thatá. ;*

Anônimo disse...

huhuhuu [é isso aí...
alienação alienação...
olha o quanto as pessoas gotam de discutir isso =O
sobre religião e blahblahblahb

....
os iluminados

MaxReinert disse...

pois............ a religião aliena as pessoas? Ou os alienados procuram pela igreja na tentativa de obter um "motivo" para continuarem como estão????

É o caso clássico do drogado que só troca de droga!!!!!!!!!!

Diego Rodrigo disse...

Eu sou católico, porém, sei que existe um grande buraco no que a igreja diz. Como podemos crer em tudo que um livro diz se este passou dois seculos para ser escrito, e esse tempo todo foi passado de boca a boca como uma brincadeira(telefone sem fio), no meio de toda essa conversa alguém pode não ter aceitado um ou mais trechos da obra e modificados ou escondidos.
O que fazer? Alienar-se a estes manuscritos?

CruZ disse...

rapais...
eu não diria que a "religião" torna as pessoas alienadas, mas sim as igrejas...
o problema da religião são os dogmas (verdades inquestionaveis) que permitiram a criação de líderes dentro das igrejas e estes "dominarem" os fieis...

Natália disse...

Acreditar em alguma coisa todo mundo precisa pra sobreviver, nem que o objeto dessa crença não seja um Deus onisciente, onipotente e todos os outros "onis".
O que não deve existir é radicalismo não só quanto à religião, mas quanto a tudo na vida. Tudo tem dois lados e intolerante é aquele que não consegue ver isso.

Boa semana =)

Cristiano disse...

Blogo muito bem feito. parabéns!

abraço!

www.piraodagua.co.nr

pam disse...

UALLL

Eu precisava comentar nesse post.!

As pessoas, talvez por ignorancia ou até medo do confronto acaba por se deixar levar pelos dogmas da igreja. O que é ridiculo, afinal cada um tem (ou pelo menos deveria) pensar por si mesmo.

Mas chega a ser (...)(sem palavras pra descrever) até estupido o que acontece por ai. Pessoas perdendo casas e objetos valiosos tudo para entrega-los a igreja...Ou melhor "TUDO EM NOME DE DEUS"/ como vc disse soh pra conseguir um lugar no ceu.
HA! Ate parece que Deus gostaria de ter uma BMW ou uma casa de praia.

Cara, A fé é muito mais do que posses ou bens. A fé deveria ser invendivel (existe essa palavra?).
Mas é comprável por alguns 200 reais.


EEEE MundInHO DE MEnTE PEqueNA Né.