16 - O Mal Urbano V - (Estatística)

terça-feira, 21 de agosto de 2007



A estatística não é diretamente um mal, mas quando exposta omitindo dados é um grande mal que aliena as pessoas. Um grande exemplo é uma estatística de aumento da renda nacional, na estatística mostra que as pessoas estão ganhando mais, mas não questiona quem são estas pessoas, se é a parte rica ou a pobre, se esta aumentando a taxa do GINI ou se esta diminuindo, se tem pessoas que ganham mais, mas não mostra as pessoas que estão ganhando menos, nisso o leitor que vê esta estatística vai pensar que ele esta melhor de vida, iludindo-se com a própria.
No governo do FHC (se não me engano) deram uma entrevista falando que uma parte da população brasileira esta comendo mais frango e bebendo mais iogurte, falando com o maior orgulho, mas não especificaram o pq que a população esta comendo mais estes alimentos, se esta comendo mais pq a renda cresceu, se esta comendo mais pq o governo abaixou os impostos destes alimentos, se eles ficaram mais baratos ou pq eles estão comendo pq não tem outra coisa para comer, o pior eles mostraram a parte que esta comendo mais e não especificou a parte da população que não esta comendo, a parte da população que nem tem o que comer.
Enfim não dizendo que a estatística é um mal, não querendo tirar a importância dos estatísticos e dos geógrafos, até pq também sou um geógrafo, ao contrario é um grande bem, mas quando é bem usada, quando é usada em prol da população, não quando omiti para alienar a população e mostrar dados irreais.

11 comentários:

Anônimo disse...

mal
sempre o mal :/


bom texto
:)

Anônimo disse...

bem escrito,
apesar de curto.
específico e direto.
parabens,
;]

E. Portela disse...

Adorei as cores do seu blog!!!
Ah.. e os textos tbm é claro!!!
parabéns pelo conjunto da obra =]
Abçs...

Rafael Filho disse...

Muito bom. São as extremidades sociais....gostei do teu blog!

Josh Lima disse...

"Extremidades sociais"

Q isso?
hahaha...

Anônimo disse...

Nunca tinha parado para perceber isso, realmente muitas delas são falsas...
O Ibge tb se encontra nisso?
Eu que amava aquelas pizzas e torres :[
Muito bem citado Josh, outras visões agora
Bjaum!!!

Descharth disse...

Estatíticas são estranhas.

Se 35% dos acidentes automobilísticos são causador por embriagados, daí se conclue que é mais arriscado dirigir sóbrio.

MaxReinert disse...

Muito boa essa série Mal Urbano!!!
Bem escrita e com "males" muito bem escolhidos!!!!

................

Estou participando como finalista do concurso da comunidade do Orkut "Eu Tenho um Blog"... se quiser dar uma passada lá e votar, agradeço!!!! Abraço!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1787687

An@Lu disse...

realmente é fácil fazer uma estatística e apresentá-la assim, como um dado adquirido para todo mundo engolir. Existe um texto que eu gosto muito e também está relacionado com isso. Dá uma olhada: http://www.autordesconhecido.blogger.com.br/2005_10_01_archive.html#perigodopao

Adryana Araújo disse...

Concordo com vc.
Acredito que povo alienado é povo submisso.
E não é isso que o governo quer?

Gostei do blog!
Abraço!

Blog Esponja disse...

Concordo com vc.
Nem sempre o que está num dado de uma pesquisa responde fielmente o que se pretende.

Eu por ser publicitário tenho q analisar muito estatísticas, pesquisas de opinião, de mercado... e muitas vezes tem que ser feito mais de uma pesquisa para se chegar a um veredito pois pode-se ter varios pontos de vista sobre um mesmo dado.

Quando vc diz que uma estatística mostrar que a população ta mais rica realmente não afirma que essa riqueza ta chegando uniformemente para todos. Uma outra pesquisa pode mostrar é que o abismo entre pobres e ricos só aumentaram.

Ae parabéns pelo seu blog.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net