22 - Cultura "Rara"

domingo, 6 de janeiro de 2008


A começar o artigo sobre cultura seria o ideal tentar conceitua-la, então: “Cultura é a soma total de conhecimentos, atitudes e padrões habituais, envolvendo valores, normas e quaisquer outras atividades transmitidas pelos membros de uma sociedade”. Talvez a maioria da população tenha uma idéia “errada” do que realmente seja cultura, conceituações primitivas levam o uso deste termo erroneamente.
O mau uso deste termo acaba trazendo alguns problemas, como a conceituação de caráter, inteligência e até tipo físico, como: Se uma pessoa que é educada e inteligente tenha cultura e a que é arrogante e não é inteligente seja ignorante. Não, os dois exemplos são de pessoas que tem cultura, podemos generalizar se falássemos que o primeiro é culto, mas não podemos afirmar que o segundo não tem cultura por ser arrogante.
Existe banda que se faz por dizer que passa cultura, claro qualquer manifestação cultural é um tipo de cultura, mas para sabermos disso não precisamos ler isto. E erroneamente esta mesma banda que diz-se tão passadora de cultura “agride” canais de “tv”, revistas e até a tão conceituada OMB, na qual todas estas são de algum tipo são passadoras de culturas e tem suas manifestações independentes. “Agressões” estas que ao passar para o público, passam em forma de “rebelião”, manipulando e alienando assim os pobres que pitam suas caras de palhaços iludidos por esta “arte de pintar caras” e cultura alienadora.
Enfim, os tão “gloriosos” passadores de cultura também poderiam passar ao seu público que cultura não é pintar a cara e falar mal da burguesia como fonte de desculpa.

10 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!!!!

Hanrrikson de Andrade disse...

Muito bom o texto! Existem ainda outros aspectos, como o da Indústria Cultural, Cultura de Massa, Elitismo Cultural, que sempre acabam por degradar a concepção real de Cultura.

Tantas nomenclaturas para pouco conteúdo. E, assim, seguimos.

Jefferson Barbosa disse...

Perdoe-me indicar uma "gafe":
Inteligencia e Ignorancia são palavras com sentidos contrários. Logo, se não sou inteligente, sou ignorante. É um eufemismo (ou melhor, pra não chamar de burro, chama-se de tal).

E eu discordo no falar que a burguesia (que eu acho um termo bastante arcaico e pouco adequado), não deve ser culpada. Muitos da nossa elite economica acabam por denegrir, degenerar a nossa cultura. Isso não é novo. Desde de a colonização percebemos isso. Só que lá era menos feio a ação, hoje é mais, o que não impede de ser praticada.

No mais, belo blog.
Abraço.

Thiago Pacheco disse...

eu jah tinha falado do seu blog pra uns amigos, pela sequencia de "e agora josé" q eu acho uma obra prima! esse texto eu jah tinha lido, acho teh q comentei!

abração cara!

Patrick Leão disse...

Muito bom o texto! É verdade que muitas pessoas tem a visão errada de cultura, e criam conceitos errados que vão se viciando.

Continua escrevendo assim!

Marco Antonio Araujo disse...

Ah... acho que falar mal da burguesia com a cara pintada também é cultura...

De qualquer forma, adorei este blog.

Bernardo Lima disse...

Opa, blz?
vim retribuir a boa visita que fizeres lá no Reflexões.
É realmente importante para meu blog, seus comentários críticos e avaliadores

po, não cheguei a ler o caçador de pipas, mas pretendo ver oi filme este ano...

sobre seu post da cultura...
as pessoas se esquecem de que toda generalização é burra, o pior é que geralmente eles se confundem até para julgar algo...

Aguardo mais visitas tuas lá no Reflexões!

Grande abraço!

EASG disse...

é um problema....

° Bah ° disse...

joooooooosh!!
agora a bah tb tem blog!!=D
vai la visitar ele,vai,vai,vai!
bjoka

saudadona!

EASG disse...

faz um tempin heim?
q tal...atualizar?..rsrs
vlw pela ajuda naquele dia