21 - O Mal Urbano

sexta-feira, 9 de novembro de 2007


O mal urbano, consta em diversos elementos que a própria sociedade injeta nos indivíduos, como parasitas. Pensamentos únicos e fechados sobre o mundo ao seu redor. A sociedade que não é somente igual em costumes, mas sim igual nos erros e igual nos pensamentos, como aquela fábrica automobilística que faz centenas de carros iguais, se um vier com um defeito todos os outros que estejam no mesmo lote também virão defeituosos.
A sociedade urbana é que vai mostrar a verdadeira face da população, pois onde esta concentrada a maior parte dela, esquecendo assim da parte rural e regionalista, a vasta cultura de pequenas aldeias, a forma de visão do mundo de municípios pequenos e distantes. A grande maioria é que representa uma espécie, nas formas de pensar e de agir, mostrar se a população é apita a fazer determinadas funções, sempre sendo olhada por um lado quantitativo.
Praticamente movida por um único bem “o capital”, esta sociedade alto se prende, correndo atrás dos mesmos interesses e alienando-se pelas mesmas questões, originando em um vasto grupo fechado onde não se tem o interesse de entrada de informações e manifestando-se contra qualquer tipo de idéia de modificação, também transtornando a qualquer individuo que queria fugir dos grandes padrões e moralidades feitas por esta sociedade com preconceito, hipocrisia e até a exclusão. Transtorno este que faz com que nunca se quebre os padrões, que nunca se ache uma porta para a saída dos problemas e que a cada vez mais se entra em um caminho mais apertado, assim agindo por instinto como cães famintos atrás de sua refeição.
Enfim, o problema do mal urbano não é a superfície e como aparente ser, mas sim a base, de onde cria todos os padrões e moralidades que acabam se tornando uma lei dentro da sociedade, uma lei onde a penitência não são anos de cadeia, mas sim a exclusão, um grande mal dentro de uma pequena visão de mundo...
Quis "reprizar" este post para os que não tiveram chance de ler os meus artigos sobre o "Mal Urbano", quem se interessou tem o link da série que foi feita em 5 postagens. Dependendo da ocasião continuo com a série. Obrigado!

9 comentários:

young vapire luke lestat disse...

Opss!!!
Não conhecia seu blog , gostei muito dos seus texto.
muito bom cara retornarei aki para ler outros textos mais antigos

[]s L.Sakssida

Unknown disse...

o urbanismo talvez já seja o mal em si.

Guga Paz disse...

opa,profundo o post... dá até para aprofundar mais, mas não sei se vale a pena... Vou com nosso amigo Patch Adams...As pessoas pararam de pensar... não se fala, reproduz-se fala, não se tem gosto, reproduz-se gostos, não se escolhe oq vestir, usamos moda, etc etc etc...esse é o um grande mal...outro maior ainda é o capitalismo.
Abço.
http://dapleura.blogspot.com

Anônimo disse...

O grande problema dos dias atuais é que as pessoas dão muito valor ao TER e não ao SER.

www.ooohay.wordpress.com

Anônimo disse...

Opa! Muito bom!!

O capitalismo selvagem tá comendo é tudo... E as pessoas... De cabeça fraca e ingênuas vão na onda... O Materialismo corrompe aqueles que não conseguem ter uma personalidade própria...

Sparky disse...

Nenhum probema encontra-se na superfície, o buraco é sempre mais embaixo. Não se pode culpar por exemplo o governo, pois a base de todos os problemas está na estrutura do Estado, claro que cada um é responsável pelas conseq¨^encias, mas o processo em si só será revertido se atacar a base, e nisso inclui também as consqüências do processo de urbanização, o que de fato acredito ser um processo natural nos dias conteporâneos. Certo?

Ah, e você escreve MUITO bem, meus parabéns =]

Jack disse...

Primeiro obrigado por ler e participar da discussão comentando!

Sobre seu ponto de vista, minha opinião é a seguinte:

Sim, é da natureza humana sentir medo e querer algo pra se sustentar nessas horas, a idéia de um ser superior onipotente cai como uma luva na situação, mas NA MINHA OPINIÃO, não passa de uma ilusão. É muito mais construtivo e benéfico tentar superar o medo por si mesmo sem se apegar a algo irreal (repito, somente meu ponto de vista).

Você também falou sobre o bem que a 'cegueira' da igreja pode fazer nas pessoas à margem da sociedade (como você citou "viciados e ladrões"), sim não devemos trocar um mal por outro. Certo que são males em proporções díspares, mas tentar melhor um lado piorando o outro é burrice. O cara não é mais ladrão/viciado, ótimo! Isso é uma coisa boa! Mas agora, por outro lado, é um iludido, controlado, mais um na enorme massa de manobra.

E de um em um a igreja vai formando uma enorme legião de conformados, cegos e inertes.

Thiago Pacheco disse...

como sempre muito bom o conteudo dos seus textos! jah copiei alguns e mandei pra uns amigos! abração!

Ramon Mulin disse...

cara, o negócio é morar na roça mesmo, lá é que está a inocência e o verdadeiro espírito da vida: natureza paz e família. O urbanismo é uma mistura de pessoas culturas e religiões e isso desagrada um pouco os princípios individuais...
É o exemplo do carro, se um se ferra, o que tá misturado também tá fudido..
valeu pela troca de idéias, abraços!!!