O Vencedor

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ah! Bom saber que a primeira postagem foi bem aceita e o principal, levou a idéia na cabeça do pessoal, talvez esteja no caminho do meu ideal.

Esse é o mundo em que vivemos, todos filantrópicos, todos amigos e querendo sempre estender a mão para o seu “próximo”? Infelizmente ou felizmente Não!
Talvez seja melhor o “querer ser melhor” ou apenas uma verdade escondida dentro de nossos peitos hipócritas. Desde do nosso começo, quando ficamos felizes ao ganharmos um amigo em jogo de vídeo-game, só para termos a sensação de que somos melhores, maiores se ganhamos no banco imobiliário, mais inteligentes quando tiramos muito bom e um amigo ganhou bom na prova do jardimII ou até mais bonitos quando ganhamos o primeiro beijo na testa que a titia sempre da nos primos.
Ser diferente e querer ser melhor é ruim? Se nós fazemos faculdades é pq queremos ser melhores que outros e conseguirmos um bom emprego, e se agente consegue um emprego quer dizer que uma outra pessoa perde, ou você deixa de ter um bom emprego por causa de um outro? Se nós fazemos uma pós-graduação ou um curso de línguas é pq queremos ficar num cargo mais alto e com isso uma pessoa vai ter que sair desse cargo para nós exercermos. Seriamos filantrópicos?
Se uma empresa contrata mais uma pessoa não é pq ela quer ajudar uma comunidade, é pq ela vai lucrar muito mais. Se o João da padaria chama sua vizinha para trabalhar com ele, não é pq ele é legal, mas sim pq ele viu que vai lucrar mais se contratar essa vizinha.
Quando em que nós deixamos de pensar primeiramente em nós mesmos para depois talvez pensarmos nos outros? Somos movidos pela força do próprio ego, somos uma sociedade individualista que por uma própria sorte ou por um sistema capitalista conseguimos encaixar esse individualismo na sociedade e assim mover a roda gigante.

Enfim, somos ou queremos ser sempre melhores, não pq somos egoístas, mas sim pq precisamos, pq necessitamos ser os Melhores...

7 comentários:

Raiza disse...

Essa é uma pergunta que por vezes me faço, seria egoísta de minha parte querer o melhor para mim???

A resposta ainda não encontrei de fato, mas penso que as coisas poderiam ser diferentes...
E se ao invés de querermos sempre estar além dos outros para conseguir um 'lugar ao sol', tentassemos AJUDAR uns aos outros? Ensinar nossos conhecimentos sem qualquer medo de que roubem nosso espaço... Daria certo? Talvez, conseguiriamos uma 'igualdade' da qual tanto sentimos falta às vezes. Ou, talvez não.

A verdade é que agimos de acordo com o mundo. Nosso comportamento reflete naquilo em que vemos, no que somos quase 'impulsionados' a fazer.

É a lei natural de 'sobrevivência' talvez.


Fui muito confusa? Espero que não!

Mais uma vez, um post sensacional!


- Beijos, aguardo o próximo.
=]

Unknown disse...

Questinador...

Inquieto...


Esse é o Josh, com certeza...

Necessidade, luxúria, orgulho... Tantos vão usar tantos termos. Uns tentarão se desculpar por querer galgar um espaço privilegiado, outros dirão que é dele por direito já que ele fez por merecer...

Já eu o que penso?
Sei lá há tantas verdades no mundo, há tantas pessoas com conceitos tão singulares de certo e errado que nem sei mais o que é culpa ou desculpa... Ainda vejo o mundo pela confusa lente da pluralidade.

Unknown disse...

Jooosh!

Sabe ..eu num ia comenta aqui [tu sabe pq] mais resolvi cometar! ^^

Nhaa ... adorei o blog ...[principalmente pq um dos posts foi meio que baseado na nossa conversa] xP

Sinceramente eu num sei o que coloca ..apenas que concordo contigo [nos dois posts] ^^
Ahh ...sei lá! -.-


Bjão!

Ti Adoro!

Anônimo disse...

O que eu posso te dizer é que o problema tá na educação que recebemos... mas dessa vez, não a que o governo nos "prorpociona", mas aos valores éticos que nos são passados por nossos genitores...
Essa questão é clara desde o comecinho das nossas vidas, quando ainda nao temos noção de nada ainda e as pessoas já fazem planos e planos em cima da gente, comparam a gente com os demais e etc..

Eu espero, sinceramente, que um dia as pessoas sejam mais HUMANAS, para que o mundo possa ser um lugar mais agradavel de se viver...

Anônimo disse...

Dinheiroo

A Locomotiva do mundoo...como diria Nelson Rodrigues, o dinheiro compra até amor verdadeiro..

Igualdade?? querer eu quero e faço por tal...Mas e os outros??

Abraços...carioca!!

Bia disse...

Josh,muito interessante seus questionamentos. Não conheço quem ainda não os fez. Conheço também aqueles que acharam mais fácil se enquadrar no "sistema"... Mas, quer saber a minha opinião?

Eu não sou socialista, nem comunista. Eu sou capitalista, isto sim. O que não me obriga a concordar com muitos dos atos insanos que comentem por aí em nome do tal capitalismo.

E o pior, ainda faço da turminha que diz que isto é bom, aquilo é ótimo, e que se você não comprar determinado produto, você está fora de moda. É, eu sou publicitária. E me orgulho disso.

Tive ótimas oportunidades na vida, aproveitei algumas, desperdicei outras tantas. Estou em uma situação confortável. Mas quero mais. Quero alcançar outros níveis na minha carreira e aumentar o meu salário.

Mas também quero ensinar o que eu sei. Dividir conhecimento é algo mágico: você, que deu, ganha mais! É uma via de mão dupla, gratificante para todos os envolvidos no processo.

Quero conversar com o meu pequenino filho sobre o consumo ético e ecológico. Quero que ele aprenda que ter ambição é bom, mas que não vale subir as custas dos outros. E que para sermos iguais, não é preciso nivelar por baixo!

E sobre o seu comentário no meu blog, digo: a indústria tabagista injetou milhares de dólares em Hollywood, para criar o hábito de fumar nas mulheres... e eu caí feito pata! *risos*

Abraços! E apareça de vez em quando para uma visita!

Thamires disse...

..a velha lógica em que "os mais fortes sobrevivem".

E muitas vezes é involuntário, creio que seja mais um "instinto de sobrevivência", sei lá... ou algo que aprendemos a ser desde crianças [o exemplo do jardim II foi ótemo]...

Por outro lado, nem sempre é preciso ser assim, muitas vezes vale mais a pena ajudar e ver o sorriso de outra pessoa, e ter a certeza de que esta sabe que essa ajuda é realmente sincera. ^^

Resumindo: é uma faca de dois legumes.
huahuahuauhauhua

Amo-t! ^^