7 - Cara pintada

sexta-feira, 25 de maio de 2007


“Ainda hoje, muita gente execra o ex-presidente Collor sem nem bem saber porque, acusando-o de modelo e exemplo de uma grande corrupção institucionalizada, mas ao mesmo tempo, estranhamente, não sabem identificar um único exemplo de corrupção, esquecendo até que Collor ganhou praticamente todas as ações contra ele na justiça, sendo inocentado de quase todas as acusações que lhes foram imputadas. E quando muito restou somente uma única e irrefutável acusação e "grande" exemplo de corrupção: um Fiat Elba.
Não se trata aqui de tentar inocentar o ex-presidente Collor, mas tão somente de fazer uma constatação: Todo o alarde em torno de um propalado mar de corrupção da administração Collor resume-se a uma grande campanha de mídia cujo único dado concreto é um reles Fiat Elba. (É pouco. É muito pouco).
Mas é só isso? Todo esse alarde de "mar de corrupção" só por causa de um reles Fiat Elba? E será que ninguém se interessa em saber como e por que Collor veio a ter essa fama construída pela mídia?
Para começar, Collor seqüestrou a poupança do povo (mas depois devolveu), e deixou todo mundo com somente 50,00 na conta. E daí partiu para seu mais violento ataque: Sabendo que a Globo é uma entidade que depende essencialmente do governo (pois sem os "anúncios", reciprocidades e verbas públicas a Globo literalmente quebra), Collor tomou sua mais audaciosa atitude: Ousou quebrar a Globo, simplesmente cortando toda a verba publicitária governamental.
Isso levou a Globo ao pânico e temor profundo. A tal ponto que Roberto Marinho iniciou guerra franca e aberta contra o governo Collor, pintando-o das mais terríveis cores em seus noticiários. Até que, num profundo golpe de sorte, os estudantes do Rio de Janeiro foram para a rua protestar pela meia-entrada e pela carteira de estudante, quando então a Globo, aproveitando-se do fato, em novo estelionato de mídia, em plano fechado, passou a mostrar estudantes protestando como se fosse contra o governo Collor, trocando a história do protesto dos estudantes pela carteirinha, criando o "Fora Collor".
E a estudantada, como GADO, influenciada pelos noticiários da Globo, alienada e querendo aparecer na televisão, saiu bradando pelas ruas, como que saído de um curral, o "Fora Collor", pintando os rostos e criando os "Caras Pintadas". (Tudo isso estimulado e dirigido pela Globo como numa peça de teatro)”

E agora tu vais querer falar mal da Globo? Dizendo que é por culpa dela que tu odeias o Collo? Pare e pense, se você já foi contra por essas afirmações é pq tu és mais um alienado e influenciado pela mídia. Pense pelo lado bom, tu podes esquecer tudo que foi dito acima e ligar a Tv ver uma novela e depois torcer para o jogo de futebol.

9 comentários:

Unknown disse...

hauahauahaua ..Collor foi um tantin esperto wdo roubou td o $$ do povo ...é claro que agora ele se f**** neh tendo que devolve td ..mass ..

Ahh...
É por isso que eu num gosto da Globo e num acredito e nada que eles dizem [msm pq eu num assisto]^^

Vê novela .. futebol?!?
Sai fora ...tenho coisas mais importantes pra faze do que vem esse monte de futilidades
[óó ...falo A mina que num é futil neh]


Mais um comentário inútil e sem conteúdos da Mah pra lista do Josh! -.-


Te AdoRo!

Anônimo disse...

Caralho me desculpe a expressão!!!
Fiquei muito impressionado com seu blog cara, e vou te dizer uma coisa, não é fácil me impressionar, são exatas ou quase: 05h16 da matina, e após ter lido esses últimos textos, estou aqui pra dizer o quanto gostei de cada palavra que você derramou por aqui...
Confesso que exitei um pouco em lhe mostrar minha admiração, até por que eu estava muito bêbado até agora pouco, mas não pude resistir, pois gostei muito mesmo...
Em relação a sra. "Grande Roda Gigante" gostaria de deixar um poema do Fernando Pessoa(Álvaro de Campos) que costumo recitar no meio de uma das músicas que eu toco na minha banda...
ESPERO que te traga ESPERANÇA!!!

Ode Trinufal (trecho)


“...Ó rodas, ó engrenagens, ruídos eternos!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!...”

Joaninha ... disse...

Olha só!
Eu não pretendia ler hj, masss, li. rs

o post e os comentários antecedentes.


poxa,
interessante ler uma "outra visão" de todo furdunço COLLOR. eu não tenho opinião específica.. mas fico feliz em não conhecer somente um lado da história..

voltarei mais vezes por aqui,
com ou sem o teu convite hein! rs

bjinnnnnnnnnnn !

Viviane disse...

Mídia e política são coisas extremamente complexas.

A imprensa tem a obrigação moral e legal de ser imparcial. Mas nunca o é. Não existe imprensa a partidária, assim como não existe político honesto.

O meio faz o homem. Ainda que a índole dele seja boa, o meio corrompe.

A Globo não faz o que faz porque o Roberto Marinho era o Cérebro e queria dominar o mundo. As coisas acontecem porque as coisas são assim e são as pessoas - eu, você, a dona maria que vê novela e o Seu Furtado que assiste o jornal Nacional - as fazem assim.

É tudo jogo de política.
E pra gente ter dinheiro e poder, seja na escala que for, fazemos muitas vezes coisas das quais um dia vamos nos envergonhar.

A Globo não fez nada mais que o seu papel, que é o de estar sempre à frente do IBOPE. Como ela fez isso não é a questão. A questão é porquê as pessoas não desligaram a televisão? Então agora que aguentem a trolha.

Anônimo disse...

hum... me fez pensar.

Nunca gostei muito da globo e nao duvido nada que tudo isso tenha acontecido. é mais do que óbvio e vísivel como a rede globo é maniuladora-caçadora-de-ibope...
Mas tambem nao podemos por o collor de bonzinho... o fato de ele ter sido inocentado pode nao significar muita coisa, afinal de contas a justica nesse pais esta sempre do lado '$justo$'...

Muito interessante o post!
Quais foram as suas fontes?
hehe, falei que nem jornalista agora, foi nao?!?!
oehoehoe
serio, eu ia gostar de ler mais sobre o assunto, de onde tiramos tanta informacao?

:D

Clave de Sol disse...

Olá Josh, vim retribuir tua visita e agradecer o elogio. Seja bem vindo e fique a vontade.
Tb gosto de procurar blogs e saber o q cada um pensa e mostra nesse mundo virtual... é mto interessante os variados assuntos e pensamentos.
Gostei do teu blog tb, na verdade achei cabeça feita e não na lua, pois teus textos são excelentes, parabéns.
Voltarei mais vezes.

Quanto aos caras pintadas, vc tem razão... lembrei da época. E estão todos ai, Collor e Globo... eita povo q não tem vergonha na cara mesmo... vota, dá ibope e por ai vai... vou até... dexa queto...rsrs

Bom fim de semana
bjos

Anônimo disse...

Gostei muiiito do post, Josh!
A mídia como sempre manipulando... Ou seria melhor, a gente como sempre esperando que a mídia nos dê um rumo, uma ideologia, uma forcinha?! Acho que culpar a mídia é a mesma coisa que transferir uma responsabilidade que nos pertence...

Quanto ao Collor, beem, ele nao era perfeito... acho improvavel que tenhamos um governante totalmente capacitado... Mas olha os escandalos que estouraram no governo Lula? É triste que tenhamos um governante desse tipo..


enfim, vou tentar nao falar de politica!
Beijos

Anônimo disse...

Uau!!!

Bem sou meio suspeita pra coomentar post sob este tema, afinal são os que mais me deixam eufórica e entusiasmada, mas amei!!!!

Essa leve dose de acidez e sarcasmo, nossa é perfeita e bem balanceada.

Muito bom!!!

Me orgulho cada vez mais de ti a cada post novo. Tal qual uma mãe boba e babona.

Bjoooo, amu mais que ler comentários seus em meus posts.

Anônimo disse...

Uau!!!

Bem sou meio suspeita pra coomentar post sob este tema, afinal são os que mais me deixam eufórica e entusiasmada, mas amei!!!!

Essa leve dose de acidez e sarcasmo, nossa é perfeita e bem balanceada.

Muito bom!!!

Me orgulho cada vez mais de ti a cada post novo. Tal qual uma mãe boba e babona.

Bjoooo, amu mais que ler comentários seus em meus posts.